quinta-feira, 4 de setembro de 2008



“Não saco nada de física, literatura ou gramática, só gosto de educação sexual e odeio química, química, química…” (Renato Russo, “Química”, 1981).
A música química, escrita para violão e voz pelo compositor Renato Russo em 1981 e gravada pelo grupo Legião Urbana em 1987, talvez sintetize o sentimento de parte considerável dos estudantes em relação à química estudada nas escolas de ensino fundamental e médio.
Em tempos de “geração saúde”, a química é considerada uma grande vilã. Em lojas especializadas, podemos encontrar o chamado “produto natural”, cujo rótulo tem a informação: “Não contém produtos químicos”. É comum ainda ouvirmos frases como: ” Não coma isso, é pura química”.
(Texto do livro Química, volume único, de Eduardo Fleury Mortimer e Andréa Horta Machado. Ed. Scipione, Pg. 9)
Por que a palavra química é utilizada nesses contextos? Será que a química realmente contribui para envenenar as pessoas em nossa sociedade industrial? Será essa ciência um bicho-de-sete-cabeças, que chega a tirar o sono dos estudantes em véspera de prova?
Comentem essas colocações… exponham o que vocês acham sobre esse assunto. Vamos interagir também virtualmente! .Beijos:***

2 comentários:

Sammily Sales //. Tєnho juizo (6)'. Mαs não fαço tudo cєrto (Y)' . Afinαl todo pαrαíso prєciisα dє um infєrno (6)' disse...

Realmente há muitos alimentos com esta indicação de que tem produtos químicos e outros que não tem , a quimica pode ser maléfica e benéfica ,pois ela também pode nos ajudar em várias situações e em outras pode nos trazer problemas também !!!

1. bom eu vou responder por partes..
Por que a palavra química é utilizada nesses contextos?
eu acho o o seguinte..todos nós usamos um produto químico,seja ele presente no shampoo,no creme de beleza ou em qualquer outro produto.. nós temos q ser alertados sempre o q contem e o q ñ contem química..então eu acho q a palavra química nesse contexto..e mais uma alerta do seu conteúdo.
Será que a química realmente contribui para envenenar as pessoas em nossa sociedade industrial?
eu acho q sim..um exemplo..o ar..tanta gente q fik com câncer por causa da poluição química de indústrias q tem por ai né msm..eu acho q contribui sim..
Será essa ciência um bicho-de-sete-cabeças, que chega a tirar o sono dos estudantes em véspera de prova?
ñ sei se é um bicho-sete-cabeças ainda rsrs..
mais sei q em tempo de prova ahh tira o meu sono sempre..
bjoo..

Yuri Macedo disse...

Concordo, química parece um bicho de sete cabeças. Mas é o jeito conviver com ela. Vc está com matérias bem interessantes continue assim.